segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Laboratório da escrita Intensivão 2012 - Carta Aberta


Prof. Leandro Lispector
III Proposta de produção textual

Prova de Redação – Esta apresenta uma proposta de construção textual: uma CARTA Aberta. Com a finalidade de auxiliá-lo(a) na compreensão prévia da temática em foco, apresenta-se uma coletânea constituída de dois fragmentos de textos jornalísticos e duas charges retirados de fontes diversas.
Coletânea

 Texto 1
Aluna vira alvo ao expor escola em rede social

“Isadora, de 13 anos, revela falta de estrutura e atrai apoio de internautas e críticas de professores
28 de agosto de 2012 | 3h 02
Porta sem maçaneta, fios desencapados, carteiras quebradas e ventiladores que dão choque. Isadora Faber, de 13 anos, não imaginava que a ideia de postar as fotos de sua escola na internet causaria tamanha repercussão.
"Eu sempre reclamei, mas nunca adiantou. Pensei que publicar poderia fazer com que a prefeitura se sensibilizasse. Mas não tinha noção do que estava por vir", diz a aluna da 7.ª série, de voz tímida e dedos muito afiados.
Em pouco mais de um mês, a página Diário de Classe, que Isadora criou no Facebook, recebeu até ontem quase 30 mil "curtir" e cada uma das publicações tem dezenas de comentários elogiosos à guria que não teve medo de mostrar a situação da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, em Florianópolis. (...)”



Texto 2
06/11/201223h08
Casa de aluna que criou "Diário de Classe" é apedrejada em Florianópolis; avó é atingida
“A casa da estudante Isadora Faber, 13, no bairro do Santinho, região norte de Florianópolis, foi apedrejada na noite dessa segunda-feira (5), segundo a própria relatou na comunidade "Diário de Classe", no Facebook. De acordo com a estudante, sua avó, de 65 anos, foi atingida pelas pedras.
'Ontem à noite, teve uma chuva de pedras em casa. Uma delas atingiu minha vó de 65 anos que sofre de uma doença degenerativa. Meus pais tomaram as providências e hoje levaram minha vó para fazer exames e para a polícia. Lá eles fizeram os exames de perícia, agora ela está em tratamento. Incrível como tem gente ignorante, gente que não tem mínimo de decência. Alguns coitados pensam que são donos de tudo e da verdade, pensam que podem nos intimidar, mas não vão conseguir', escreveu a adolescente.(...)”




PROPOSTA DE REDAÇÃO

Escreva uma CARTA ABERTA à sociedade natalense com o intuito de manifestar sua opinião a respeito da atitude da estudante Isadora em fazer um “Diário de classe” numa rede social, expondo  o cotidiano e criticando os problemas da escola em que estuda. De modo que na sua Carta procure convencer a população potiguar do seu ponto de vista.


INSTRUÇÕES
Sua carta deverá, obrigatoriamente, atender às seguintes exigências:
¨ ser redigida no espaço destinado ao texto definitivo;
¨ apresentar argumentos que fundamentem o seu ponto de vista;
¨ ser redigida na variedade padrão da língua portuguesa;
¨ não ser escrita em versos;
¨ conter, no mínimo, 20 linhas (corpo do texto);
¨ ser assinada com UM dos seguintes pseudônimos: Um cidadão brasileiro ou Uma cidadã brasileira.

Será atribuída nota zero à redação em qualquer um dos seguintes casos:
¨ fuga ao tema ou à proposta;
¨ carta composta apenas de cópia de fragmentos da coletânea de textos;
¨ letra ilegível;
¨ identificação do candidato (nome ou assinatura);
¨ carta escrita em versos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário