quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Nos passos do texto argumentativo

Neste tópico procuramos primar pela clareza, simplicidade, humor e estabelecer uma explicação por etapas, facilitando assim o entendimento do assunto e desmistificando o "bicho de sete cabeças" que fazem do ato de escrever. Contamos com sua alegria e disponibilidade em querer aprender!!! Sucesso e avante!!!

ATENÇÂO

Em 7 passos o seu texto argumentativo


       1º passo

Limitar as possibilidades de exploração do assunto



Para este roteiro de confecção de uma dissertação, usaremos como exemplo o  tema  a  adolescência”.  Mas  há  tanto  o  que  dizer  sobre  a  adolescência! Poderíamos fazer uma enciclopédia em dezenas de volumes e nem assim esgo- taríamos o assunto “adolescência”. É  preciso, então, limitar as possibilidades de exploração do tema, escolhendo qual será o aspecto desse grande assunto que ire- mos discutir no texto.



Alguns aspectos possíveis para esse tema, por exemplo, seriam:

a) o relacionamento entre os adolescentes e seus pais;

b) as transformações do corpo na adolescência;

c) o namoro na adolescência.

Escolhida a possibilidade (por exemplo, o namoro na adolescência”), começa então o segundo passo.



2º passo

Pensar no objetivo do texto



É como se nos fizéssemos a seguinte pergunta: “para que (ou com que objeti- vo) eu estou escrevendo esse texto? Em outras palavras, essa pergunta poderia ser traduzida também como: “Qual é a “tese (ou seja, o ponto de vista) que estou defendendo em relação a esse aspecto particular do meu tema?”



Podem ser vários os objetivos. É preciso escolher um. Veja alguns exemplos de objetivos possíveis:

a) Mostrar para os pais que o adolescente pode manter um relacionamento responsável com o namorado ou namorada;

b) Mostrar que, durante o namoro, o adolescente precisa ter um diálogo aber- to com os pais;

c) Destacar a importância do namoro para o desenvolvimento emocional do adolescente.

Vamos supor que você tenha pensado na primeira alternativa: mostrar para os pais  que  o  adolescente  pode  manter  um  relacionamento  responsável  com namorado ou namorada. Pronto. Esse é o seu “peixe”. Agora é que a coisa começa a esquentar: é hora de “vender o peixe ao seu leitor!



3º passo
Redigir algumas frases que destacam o objetivo pretendido    

Chegou, então, o momento de partir para a redação do texto. Mas como começar? Para muitos, essa é a parte mais difícil. Você talvez já tenha visto filmes em que um escritor, sentado diante de uma folha em branco, sofre horas e horas para se decidir sobre como  começar  o seu trabalho. De certa forma, escrever é como andar de bicicleta: depois que a gente dá as primeiras pedaladas e pega o equilíbrio, o resto transcorre de uma forma bem mais agradável e prazerosa.
Veja uma técnica (que mais se parece com uma brincadeira) que pode ajudá- lo em suas primeiras tentativas de fazer textos argumentativos: a técnica do “pará- grafo Frankenstein”. O doutor Frankenstein criado pela escritora Mary Shelley fez o seu monstro costurando várias partes de diferentes pessoas. Ao invés de costu- rar braços e pernas, você vai costurar... frases!
Pense, primeiro, em várias frases soltas relacionadas com a “tese que você pretende defender: no nosso exemplo, a “tese de que é preciso que os pais enten- dam  que  o  adolescente  pode  manter  um  relacionamento  responsável  com  o namorado ou namorada. Essas frases devem falar sobre fatos relacionados ao seu tema e refletir opiniões que você tenha sobre esse assunto.

Alguns exemplos de frases:
a) Muitos pais o permitem que seus filhos adolescentes namorem.
b) Os adolescentes o capazes de manter um relacionamento responsável com seus namorados.
c) Os adolescentes de hoje o mais bem informados do que seus pais eram quando tinham a mesma idade.
d) Os adolescentes     podem desenvolver o     respeito e a consideração no namoro.
e) Pais que o confiam nos adolescentes o pais que o confiam na própria educação que deram a seus filhos.

Essas frases o os braços e pernas de seu “monstrinho em criação. Só que há ainda pernas demais, e seu objetivo o é fazer um polvo, e sim um monstro bípede. Vamos, então,  escolher algumas das frases. Com qual critério? Vendo quais “combinam mais entre si, ou seja, quais, dentre elas, podem ser unidas de uma maneira que faça sentido.



Para “costurar as frases, você usará, ao invés de agulha e linha, os conectivos


e expressões que sirvam para ligar as frases, relacionando-as entre si. Quando tiver terminado essa primeira costura, você terá, finalmente, seu “monstrinho”: a introdução do seu texto!

Veja  uma  introdução  que  poderia  ser  feita  pela  técnica  do  “parágrafo

Frankenstein usando as frases a, b e d acima:



Muitos pais de adolescentes não permitem que seus filhos namorem. É preciso mostrar a eles que os adolescentes, mesmo tendo tão pouca idade, são capazes de manter um namoro responsável, baseado no respeito e na consideração pelo outro.



4º passo

Desenvolver o objetivo proposto no parágrafo inicial



Os parágrafos seguintes o constituir o desenvolvimento do seu texto. No desenvolvimento, você discutirá o tema proposto, sem nunca perder de vista o seu objetivo.



Nesse momento, vários recursos podem ser usados:

a) dar exemplos de namoros bem sucedidos;

b) comparar aqueles namoros permitidos pelos pais com os vividos às escon- didas;

c) citar conseqüências desse tipo de namoro para o desenvolvimento emo- cional do adolescente; etc.



5º passo

Concluir, fechar o texto



Ao concluir o texto (isto é, fazer a conclusão), você deve retomar tudo o que foi dito  anteriormente, de uma maneira bem resumida. Nesse momento, podem ser usados conectivos como assim, portanto, dessa forma, então para destacar que você está concluindo o seu texto.



6º passo

Revisar tudo!



Como sempre, você deve fazer a revisão do seu texto. Passar a limpo. Deixá- lo “descansar”, isto é, guardá-lo por algumas horas, para que você se “desgrude” um pouco do que acabou de fazer e possa relê-lo com olhos novos, fazer uma leitu- ra mais crítica, um pouco mais distanciada.



7º passo:

Hora de praticar !

Tente fazer a proposta textual  do tópico seguinte (acima).

Parabéns pelo esforço!!!

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