Neste tópico procuramos primar pela clareza, simplicidade, humor e estabelecer uma explicação por etapas, facilitando assim o entendimento do assunto e desmistificando o "bicho de sete cabeças" que fazem do ato de escrever. Contamos com sua alegria e disponibilidade em querer aprender!!! Sucesso e avante!!!
ATENÇÂO
Em
7 passos o seu
texto argumentativo
Limitar as possibilidades de exploração do assunto
Para este roteiro de confecção
de uma dissertação, usaremos como exemplo
o tema “a
adolescência”. Mas há
tanto o que
dizer sobre
a
adolescência! Poderíamos fazer uma enciclopédia em dezenas de volumes e nem assim esgo- taríamos o assunto “adolescência”. É preciso, então, limitar as possibilidades de
exploração do tema, escolhendo qual será o aspecto desse grande assunto que ire- mos discutir no texto.
Alguns aspectos possíveis
para esse tema, por exemplo, seriam:
a) o relacionamento entre os adolescentes e seus pais;
b) as transformações do corpo na adolescência;
c) o namoro na adolescência.
Escolhida a possibilidade (por exemplo, “o namoro na adolescência”), começa
então o segundo passo.
2º passo
Pensar no objetivo do texto
É como se nos fizéssemos a seguinte pergunta:
“para que (ou com que objeti-
vo)
eu estou escrevendo esse texto?” Em outras palavras, essa pergunta poderia
ser
traduzida também como: “Qual é a “tese” (ou seja, o ponto de vista) que estou defendendo em relação a esse aspecto particular
do meu tema?”
Podem ser vários os objetivos. É preciso escolher
um. Veja alguns exemplos de objetivos possíveis:
a) Mostrar para os pais que o adolescente pode manter um relacionamento
responsável com o namorado ou namorada;
b) Mostrar que, durante o namoro, o adolescente precisa ter um diálogo aber-
to com os pais;
c) Destacar a importância do namoro para o desenvolvimento emocional do
adolescente.
Vamos supor que você tenha pensado na primeira alternativa: mostrar para os
pais que o adolescente
pode manter
um relacionamento
responsável com namorado ou namorada. Pronto. Esse é o seu “peixe”. Agora é que a
coisa começa a esquentar:
é hora de “vender o peixe” ao seu leitor!
3º passo
Redigir algumas frases que destacam o objetivo pretendido
Chegou, então, o momento de partir para a redação
do texto. Mas como
começar? Para muitos, essa é a parte mais difícil. Você talvez já tenha visto filmes em que um escritor, sentado
diante de uma folha em branco, sofre horas e horas para se decidir sobre como
começar o seu trabalho.
De certa forma, escrever é como andar de bicicleta: depois que a gente dá as primeiras
pedaladas e pega o
equilíbrio, o resto transcorre
de uma forma bem mais agradável e prazerosa.
Veja uma técnica (que mais se parece com uma brincadeira) que pode ajudá-
lo em suas primeiras
tentativas de fazer textos argumentativos: a técnica do “pará- grafo Frankenstein”. O doutor Frankenstein criado pela escritora Mary Shelley fez
o seu monstro costurando várias partes de diferentes pessoas.
Ao invés de costu- rar braços e pernas, você vai costurar... frases!
Pense, primeiro,
em várias frases soltas relacionadas com a “tese” que você pretende defender: no nosso exemplo, a “tese” de que é preciso que os pais enten-
dam que
o
adolescente pode manter
um relacionamento
responsável com o namorado ou
namorada. Essas frases
devem falar sobre
fatos relacionados ao seu
tema
e refletir opiniões que você tenha sobre esse assunto.
Alguns exemplos de frases:
a) Muitos pais não permitem que seus filhos adolescentes namorem.
b) Os adolescentes são capazes de manter um relacionamento responsável
com
seus namorados.
c) Os adolescentes de hoje são mais bem informados do que seus pais eram
quando tinham a mesma idade.
d) Os adolescentes podem desenvolver o respeito
e a consideração no namoro.
e) Pais que não confiam
nos adolescentes são pais que não confiam na
própria educação que deram a seus filhos.
Essas frases são os braços e pernas de seu “monstrinho” em criação. Só que
há
ainda pernas demais, e seu objetivo
não é fazer um polvo, e sim um monstro
bípede. Vamos, então, escolher algumas das frases. Com qual critério? Vendo quais “combinam” mais entre si, ou seja, quais, dentre elas, podem ser unidas de
uma
maneira que faça sentido.
Para “costurar” as frases,
você usará, ao invés de agulha e linha, os conectivos
e expressões
que sirvam para ligar as frases, relacionando-as entre si.
Quando tiver terminado essa primeira
costura, você terá, finalmente, seu “monstrinho”: a introdução do seu texto!
Veja uma introdução
que poderia
ser feita
pela técnica
do “parágrafo
Frankenstein” usando as frases a, b e d acima:
Muitos pais de adolescentes não permitem que seus filhos namorem. É preciso
mostrar a eles que os adolescentes, mesmo tendo tão pouca idade, são capazes
de manter um namoro responsável, baseado
no respeito e na consideração pelo outro.
4º passo
Desenvolver o objetivo proposto no parágrafo
inicial
Os parágrafos
seguintes vão constituir o desenvolvimento do seu texto. No desenvolvimento, você discutirá o tema proposto, sem nunca perder de vista o seu objetivo.
Nesse momento, vários recursos podem ser usados:
a) dar exemplos de namoros bem sucedidos;
b) comparar aqueles namoros permitidos
pelos pais com os vividos às escon-
didas;
c) citar conseqüências desse tipo de namoro para o desenvolvimento emo- cional do adolescente; etc.
5º passo
Concluir, fechar o texto
Ao concluir o texto (isto é, fazer a conclusão), você deve retomar tudo o que foi dito
anteriormente, de uma maneira bem resumida. Nesse momento, podem ser
usados conectivos como assim, portanto, dessa forma, então para destacar que
você
está concluindo o seu texto.
6º passo
Revisar tudo!
Como sempre, você deve fazer a revisão do seu texto. Passar a limpo. Deixá- lo “descansar”, isto é, guardá-lo por algumas horas, para que você se “desgrude”
um
pouco do que acabou de fazer e possa relê-lo com olhos novos, fazer uma leitu- ra mais crítica, um pouco mais distanciada.
7º passo:
Hora de praticar !
Tente fazer a proposta textual do tópico seguinte (acima).
Parabéns pelo esforço!!!
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