Texto síntese dedico aos estudantes que mergulham em oceanos de conhecimento e descobrem sabedorias !!!
Decálogo das vantagens da leitura:
das estratégias ao estudo
Por Karla Priscila ( Professora de Língua portuguesa, Redação e Literatura) e Leandro Lispector Torres (Prof. de Língua portuguesa, Literatura e produção textual)
- A leitura, como um elemento facilitador para o exercício das faculdades mentais, visto como possibilita ao leitor identificar, a estrutura interna da língua, o estrato conteudístico, o gênero textual em que a produção está inserida. Desse modo, para que tais exercícios sejam fixados no cognitivo do leitor, sempre se faz necessário à escrita, tendo em vista que é esta a qual possibilita um exercício progressivo e gradual para que o leitor – como agente no discurso – atue na aquisição dessas competências, desenvolvendo argumentos que sejam engendradas a partir de seu discurso.
- Ao falar-se em estrutura interna, que deve ser a primeira competência para que o texto seja, de fato, compreendido, Garcez (2001) expõe em A qualidade da leitura a importância de o leitor identificar as palavras-chave e o vocabulário pois esses são fatores essenciais para que o leitor reconstrua o sentido do texto, bem como a organização da produção escrita.
- Junto a esses aspectos, vale demonstrar que a leitura varia conforme o nível de complexidade: pode ser ligeira quando o interlocutor tem um conhecimento prévio do tema abordado; lenta no momento em que o leitor se detém com assuntos de caráter mais complexo.
- Diante do que foi exposto, quanto às ações benéficas da leitura pode suscitar
ao ser, torna-se essencial falar na leitura realizada no âmbito literário. Na contramão dos que inserem o texto literário como um objeto
restrito e reduzido à fruição estética,
Marisa Lajolo (2001) coloca em Do
mundo da leitura para a leitura do
mundo, mais especificamente no capítulo intitulado Tecendo a leitura, a importância
desse tipo de texto na formação do cidadão pois ele, carregado de elementos simbólicos entrelaçados a imagéticas peculiares que ressoam “[...] valores e comportamentos
através dos quais uma sociedade
expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos e
utopias.”(op. cit, 2001, p.
106).
- Quanto às vantagens, digamos extras, temos: adquirimos e ampliamos nosso conhecimento de mundo;
- Serve, porque não, aos estímulos da imaginação, à diversão, à comunicação (retórica), à formação intelectual, ao acesso as informações e idéias, enfim, a ampliação do campo de visão, isto é, os modos dos mais variados de olhar(es) o mundo, as coisas, os seres e si mesmo.
- Incentivo à reflexão e à construção de pontos de vistas e suas confrontações, essenciais ao estudo e o ato de escrever.
- Amplia a capacidade do pensamento abstrato e conseqüentemente abstrações mais complexas.
- Desenvolve a capacidade de argumentar e a competência de usar os recursos da linguagem para diversos propósitos.
- Então, este
decálogo não procura estabelecer normas de estudo, pelo contrário, é
levantar um roteiro elucidativo de vantagens,
não de vícios, mas de hábito(s) de leitura proveitosos, também criativos e
sobretudo produtivos, sendo eficazes para uma vida acadêmico-profissional.
Assim, não podemos deixar de
lembrar a reflexão do professor, pedagogo Paulo Freire (1988), no
seu livro A importância do ato de
ler que, segundo ele, a leitura
do mundo sempre precede a leitura da palavra, na compreensão dialética que
esta transforma a realidade social que nos cerca.
Dessa forma,
vamos da leitura do mundo ao universo da leitura e vice-versa. E, essa relações
são enriquecedoras, interessantes e maiores conforme a qualidade das nossas
leituras, propósitos e estratégias usadas.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler. 22 ed.
São Paulo: Cortez, 1988.
GARCEZ, Lucila
Helena. A qualidade da leitura. In: O
que é preciso saber para bem escrever.
São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LAJOLO,
Marisa. Tecendo a leitura. In: Do mundo
da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1999.
FREIRE, Paulo.
A importância do ato de ler. 22 ed.
São Paulo: Cortez, 1988.
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